segunda-feira, 9 de julho de 2007

Schopenhauer, o pessimista (ou realista)

Um dos maiores filósofos da história, e suas frases nada animadoras:

"A vida é uma coisa miserável. Decidi passar a vida pensando nisso."

"Talento é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros não vêem."

"Uma vida feliz é impossível. O máximo que se pode ter é uma vida heróica."

"Se olharmos a vida em seus pequenos detalhes, tudo parece bem ridículo. É como uma gota d'água vista num microscópio, uma só gota cheia de protozoários. Achamos muita graça como eles agitam e lutam tanto entre si. Aqui, no curto período da vida humana, essa atividade febril produz efeito cômico."


"Num espaço infinito, ínumeras esferas luminosas em torno das quais rodam dezenas de outras menores, quentes no centro e cobertas com uma casca dura e fria onde uma névoa bolorenta originou a vida e os seres conhecidos. Esta é a realidade, o mundo.

"Na infância, o aparelho sexual ainda está inativo, enquanto o cérebro já funciona plenamente; por isso, esta é a época da inocência e da felicidade, o paraíso perdido do qual sentiremos falta pelo resto da vida"

"As grandes dores fazem com que as menores mal sejam sentidas e, na falta das grandes, até o menor desgosto nos atormenta"

Nenhum comentário: