quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O que é nosso?

Antes de tudo, eu gostaria de dizer que eu amo esse estado. Se eu tivesse que escolher um estado pra nascer no Brasil, não hesitaria. Eu também adoro a semana farroupilha. Ela me passa um sentimento nostálgico, aquele sentimento do cheiro do bolo de fubá da vovó. Mas, olhando para essas comemorações, eu não posso fechar os olhos para o quão patética ela é.

Primeiro, não ganhamos a guerra. E mesmo assim, comemoramos a coragem e bravura dos nossos soldados gaúchos todo ano. Tenho certeza que se qualquer um estrangeiro passear por aqui nessa época do ano e der uma olhada nas nossas comemorações vai jurar de pés juntos que nós ganhamos a tal guerra que tanto invocamos.

Segundo, os nossos símbolos. Nos orgulhamos tanto dos nossos símbolos, mas nenhum deles é realmente nosso, original daqui. Absolutamente nada do qual nos orgulhamos foi criado nesse estado.

O chimarrão, símbolo mor da cultura gaúcha, veio dos índios guarani, e foi trazido pra cá pelos espanhóis. O churrasco veio do Uruguai. A bombacha veio dos turcos. Nem o termo "gaúcho" foi cunhado por aqui.

Terceiro, a origem errada do verdadeiro gaúcho. Esta terra foi colonizada por italianos, alemães, e outros povos da europa, eles foram mais numerosos que o clásico guasca que anda de cavalo crioulo, come charque e fala grosso.

E você, o que acha da semana farroupilha?

Nenhum comentário: