quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Se somos especistas, vocês são reinistas!

Os vegetarianos cunharam a palavra "especista" para designar todo aquele que acha que a raça humana é superior a outros animais, quando se trata de direitos, etc.

Eu admito, sou especista sim. Acho que se evoluímos o bastante para não precisar sair por aí caçando, nos achar culpados por comer o que há muito tempo foi dificílimo conseguir é contraditório. Pra mim, negar nossa natureza animal, quando se trata de alimentação, é tão absurdo como negar nossa natureza animal quando se trata de sexo. Sim, os vegetarianos estão para alimentação assim como os católicos estão para o sexo. Sou especista, mas será que os vegetarianos não o são também? Ao nos achar evoluidos o bastante para ver que comer carne de bezerros indefesos é errado, estamos dizendo que os animais são estúpidos o bastante para não ver isso. E isso é dizer que os humanos são moralmente superiores aos animais, uma forma de especismo.

Mas ok, digamos que somos especistas e eles não. Sobra mais um ismo. Isso! Se eles deixam de comer animais, é porque eles comem plantas, não? Então, as plantas são seres vivos também, mas de outro reino, o Plantae. Se os vegetarianos acham que matar plantas não é errado e tal, porque eles tem que comer alguma coisa, isso não é Reinismo? Achar que um reino é melhor que outro? Só porque elas são plantae, isso não me dá o direito de me achar um animalia superior, não é?

2 comentários:

Anônimo disse...

Conversa entre dois ratos:

- Papai, os outros animais são iguais a nós?

- Não, meu filho Só os ratos são racionais. Há muitos animais mais fortes e mais rápidos que nós, mas eles são feras irracionais, incapazes de se comunicar conosco ou de ter um modo de vida semelhante ao nosso.

Anônimo disse...

Esqueci de dizer: pra mim, a vida se nutre de vida. Se é um bife de carne ou de soja, a diferença é pequena.